sábado, 20 de novembro de 2010

Brno (República Checa) - 17 Novembro 2010

Brno é a segunda maior cidade da República Checa com 404 802 habitantes, capital da Moravia.
Depois de termos visitado algumas cidades checas, decidimos visitar uma das mais importantes deste país, tendo seguido o conselho de algumas pessoas que nos diziam há já algum tempo que era um local a não perder.

Posto isto, reservámos bilhete para dia 17 de Novembro (quarta-feira) às 3h30 da manhã em Pilsen (na nossa já fiel companheira Student Agency) por ser feriado nacional e estarmos livres de aulas.
Devo dizer que a viagem não é das mais confortaveis e passo a explicar o porquê... Dentro da República Checa, pela Student Agency, não é possível irmos, por exemplo, de Pilsen a Brno sem passarmos por Praga. Ou seja, para qualquer cidade que nos queiramos deslocar, temos sempre que ir à capital e só depois é que apanhamos autocarro para qualquer outra cidade da República Checa. Este é um pormenor que nos fez perder imensas horas de caminho.

Outro problema foi o facto de nos termos esquecido do pormenor que, por ser feriado, a maioria dos museus, igrejas e todos os demais locais turísticos estariam fechados...! Este contra-tempo a juntar ao facto de que a cidade só por si não é muito grande, fez-nos esperar 12 horas para apanharmos o autocarro de regresso a Praga e, posteriormente, Pilsen. Isto porque por volta das 14 horas da tarde já tinhamos visto a cidade toda e só tinhamos autocarro de regresso a Praga às 2:45. Ora, fazendo as contas, ficámos 12 horas a jogar às cartas e a vagear de sítio sítio a fazer tempo para voltarmos à nossa humilde casinha... É de referir também que ficámos quase 48 horas acordadas para fazermos esta viagem.
Foi sem dúvida a viagem mais cansativa até hoje! Perdemos imenso tempo nas viagens (para lá e de regresso a casa) e ficámos imensas horas (como podem imaginar!!!) a encher chouriços num shoping da cidade e mais tarde, quando este fechou, dirigimo-nos a uma bar, do qual também nos acabaram por expulsar por tarmos quatro pessoas no seu interior à cerca de 2/3horas a consumir apenas um ice tea. Acabámos por esperar mais cerca de 2 horas no terminal de autocarros, na rua, ao frio e à neve. Enfim... Acreditem que a partir de agora as nossas viagens vão ser mais bem preparadas.

Relatos técnicos da viagem:

18 Nov - Chegada a Praga (Florence) às 5:15
18 Nov - Partida de Praga (Zličin) às 6:30
18 Nov - Chegada a Pilsen (Can) às 7:30

Custo de autocarro Praga-Brno/Brno-Praga (Student Agency): 400czk (16,30€)
Custo de autocarro Pilsen-Praga/Praga-Pilsen (Student Agency): 190czk (7,74€)
Custo do bilhete de metro em Praga de Zličin-Florence/Florence-Zličin: 40czk (1,63€) - dois bilhetes comprados separadamente.

Tendo em conta que levámos comida já feita e não gastei dinheiro em nada na cidade (uma vez que estava tudo fechado), o custo total da viagem foi: 630czk (25,67€)

Estação de comboios e terminal de autocarros

Ao fundo, Catedral de S. Pedro e Paulo

Náměstí Svobody - Praça da Liberdade. Remonta ao séc. XIII
Náměstí Svobody - Praça da Liberdade (vista oposta)
Casa de Lord de Lipá na Praça da Liberdade

Coluna barroca de 1679 na Praça da Liberdade

Palácio de Klein na Praça da Liberdade

Casa dos Quatro Gigantes (os gigantes são visíveis nas colunas que sustentam o edifício) na Praça da Liberdade

Igreja de S. João

Igreja e Cripta Capuchin - na segunda metade do séc XVII até fins de séc. XVIII foram aqui mumificadas algumas entidades importantes daquela época. Como era feriado, não pudemos visitar. Ver imagens

Teatro Mahen

Câmara Municipal

Mercado

Catedral de S. Pedro e Paulo

Nova Câmara Municipal da cidade
Igreja de S. Tomás do séc XIV. No seu interior está uma cópia da guardiã da cidade Virgem Maria Negra.
Igreja de João Amos Comenius/Igreja Vermenlha do sécIXX
Foi a primeira grande igreja não-católica na Europa de Leste.

Castelo de Špilberk

Catedral de S. Pedro e Paulo vista do Castelo de Špilberk

Mosteiro antigo de freiras cistercienses fundado em 1323. Em 1987 João Paulo II nomeia a Igreja da Assunção de Nossa Senhora com o título de basílica.

Igreja de São Miguel

Apesar de todos os contra-tempos mencionados, achei a cidade muito bonita! De facto, foi pena termos encontrado praticamente tudo fechado por ser feriado mas, ainda assim, deu para me aperceber que é uma cidade riquíssima em história. Quem sabe um dia voltaremos a esta cidade, numa ocasião com mais para nos oferecer e, sem dúvida, com a temperatura mais elevada porque neste dia estava um frio que não se podia...!

No regresso, apenas eu e a Diana voltamos para Praga, enquanto as Joanas faziam o seu caminho até Viena, Áustria (eu e a Diana já lá tinhamos ido).