segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como da última vez (primeira e única) que vim ao blog não tivemos muito tempo para descrever os nossos dias, hoje vou fazê-lo.

Na 6ªfeira (dia seguinte à nossa chegada), acordámos às 8h e fomos caminhar pela avenida Klatovska, tentando encontrar lojas, mercearias, minimercados, etc para que pudéssemos comprar os nossos primeiros utensílios de cozinha e ainda alguma comida para os primeiros dias. Acabámos por descobrir bastantes minimercados, um mercado ao ar livre e uns talhos, onde tudo é super barato! Encontrarmos o mercado ao ar livre foi uma experiência bastante engraçada porque, apesar de a senhora não saber falar inglês, conseguiu perceber tudo o que queríamos. É engraçado como não é preciso falarmos a mesma língua para dois povos se entenderem!

Depois à tarde fomos tratar de formalidades relativas à nossa estadia, e passeamos um pouco pelo centro da cidade.

No sábado, dia 4, fomos a um hipermercado comprar aquilo que não conseguimos encontrar na 6ª feira, viemos ao CrossCafe que muito nos tem sido útil para falar à família e amigos e à noite fomos dar uma volta pelo centro da cidade.

No domingo, dia 5, foi o dia para nos mentalizarmos que talvez não vamos conseguir trocar de residência e, assim sendo, arrumámos finalmente as nossas roupas nos armários. Agora o nosso quartinho está um brinquinho e com uma decoração a rigor! De tarde, demos um passeio num parque que fica mesmo ao lado da nossa residência, cujo parque é enorme e lindíssimo. Até tivemos a sorte de ver dois esquilos!


Hoje, dia 6, foi o primeiro dia de irmos à nossa faculdade conversar com a nossa coordenadora de curso. Ela é super acessível, simpática, enérgica, compreensiva. Vai tentar oferecer-nos disciplinas que sejam do nosso interesse, inclusivamente estágios de observação em escolas e jardins-de-infância, o que é óptimo! Estamos bastante ansiosas para que comece! Esperamos que corresponda às nossas expectativas.

Temos passado algum tempo com o rapaz esloveno de que falei da última vez. Não é uma pessoa muito interessante, mas sempre é melhor do que não termos nenhuma companhia… É uma pessoa um pouco fria, bastante diferente dos portugueses, coisa que ainda nos faz muita impressão. Mas penso que é tudo uma questão de hábito... O pobre do rapaz nem sabe fazer arroz. Lá o ajudámos a fazer o seu primeiro almoço: arroz com "coisas" lá dentro. O rapaz até chegou a perguntar como se tirava o arroz do tacho para o prato...! Ilariante! Chegou inclusivamente a perguntar se se lavavam os pratos e etc sempre, ou só quando têm gordura... Valha-me Deus! Mas pronto, é bom rapaz!
Já conhecemos também um rapazinho checo que está no nosso piso e também é muito simpatico e tem-nos ajudado na residência.

Aqui ficam também algumas fotos de hoje:


a parte pertencente à Joana.
A minha parte.

O nosso primeiro almoço típico checo. Não nos conseguimos lembrar do nome...



















Sem comentários: